O Visto

06/06/2013 21:07

O Visto é uma publicação gerida por alunos do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina e tem como proposta a disseminação de opiniões e conhecimento acerca do mundo nos domínios político, econômico e cultural, visando à ampliação do debate destes temas dentro e fora da universidade.

Ainda em construção, o jornal será publicado mensalmente em versão impressa pela Editora UFSC e em versão digital aqui no site. A primeira edição é prevista para o mês de Agosto.

O Visto será dividido pelas seguintes seções, sendo aquelas identificadas com o e-mail de envio abertas à contribuição de acordo com suas normas:

1.     Análise Internacional – Mapa político

Produção acerca de algum tema não necessariamente contemporâneo, que ultrapasse as fronteiras nacionais, de maneira a elucidar uma reflexão alternativa.

“Um mapa político é a forma gráfica de identificar divisões políticas e administrativas de uma determinada região, aqui, ele serve para acabar com as divisões e juntar visões e pensamentos sobre tudo o que você pensa e acha que deve ser dito e debatido acerca do cenário internacional. O que você pensa?”

Norma: Textos de até 7.500 caracteres com espaços, fonte Arial 12, espaço simples.

2.     Cultura – Bagagem de mão

Resenhas críticas, crônicas, ou qualquer gênero de publicação textual acerca de alguma obra literária, cinematográfica ou televisiva.

“A bagagem que não é despachada e pode ser mexida a qualquer momento. Tem vezes que só percebemos o tanto de coisas que levamos na bagagem de mão quando já voltamos pra casa. O que você leva com você?”

Norma: Textos de até 3.800 caracteres com espaços, fonte Arial 12, espaço simples.

3.     Entrevista – Controle de Passaporte

“Para entrar ou sair de um país ele é imprescindível, a entrevista é uma forma de saber o que gente de fora pode falar de útil pra gente daqui, e que nós quiçá nem sequer imaginávamos antes. Quem você quer que passe pelo nosso controle? ”

4.     Notícias RI UFSC – Ponte Aérea

Notícias de interesse da comunidade acadêmica de Relações Internacionais da UFSC

“É uma rota conhecida, mas a rotina pode nos fazer esquecer de olhar ao redor para conhecer e saber como interferir no que acontece tão próximo de nós. Sobre o que você quer saber mais?”

Norma: Textos de até 300 caracteres (um parágrafo) com espaços, fonte Arial 12, espaço simples.

5.     Variedades – Extravio

Recados, desabafos, revoltas, pedidos.

“Tudo aquilo que se perdeu no caminho, não foi dito, desencaminhou-se, não coube, deu vontade de falar ou reclamar em relação a absolutamente tudo mas que não parece ter credibilidade suficiente para ser aceito em outra seção. O que você tem pra falar?”

Norma: Textos de até 800 caracteres (um parágrafo) com espaços, fonte Arial 12, espaço simples.

5.1 Classificados – Livre Mercado

Ofertas de estágio, anúncios.

“Sem filas, sem taxas, sem cotas, sem impostos, sem escrúpulos.”

Norma: Textos de até 200 caracteres (um parágrafo) com espaços, fonte Arial 12, espaço simples.